Em 16 de dezembro o Grupo Globo anunciou com destaque a aquisição dos direitos de transmissão da Copa do Nordeste, que seriam exibidos no canal de pay-per-view Premiere. A compra foi oficializada através de um anúncio do Globo Esporte em Pernambuco, chamadas da competição também foram exibidas dentro do “Seleção”, programa do SporTV no dia.
“Dia 4 já tem Santa Cruz em campo, com transmissão do Premiere”, disse a apresentadora do GE local.
No entanto, menos de um mês depois, a emissora comunicou que não poderá transmitir os jogos da fase pré-eliminatória da competição, programados para este sábado, dia 4 de janeiro, devido a problemas contratuais envolvendo a produtora Trinta Sports e a CBF.
Em nota publicada em seu site oficial, a Globo explicou que os direitos de transmissão foram adquiridos através de um acordo de sublicenciamento firmado com a Trinta Sports, responsável pela produção dos canais DAZN Brasil e Nosso Futebol, que também exibiriam a competição.
Apurações do jornalista Alessandro Oliveira em seu canal do YouTube revelaram que a Trinta Sports não tinha permissão da CBF para sublicenciar o torneio. Ao tomar conhecimento do caso, a CBF teria iniciado as providências para rescindir o contrato com a produtora, o que indiretamente também cancelaria o acordo firmado com a Globo.
Antes planejada para ser exibida em dois serviços de PPV, agora a competição não terá nenhum. Já que as transmissões do Nosso Futebol e da DAZN também foram canceladas.
Se haverá acordo ou será feita uma nova licitação para a fase principal do campeonato, só aguardando as cenas dos próximos episódios.
Maioria dos jogos da pré-eliminatória não terão transmissões
A fase pré-eliminatória da Copa do Nordeste, disputada em jogo único, contava com a transmissão de oito partidas, planejadas para serem exibidas no Premiere e no Nosso Futebol+. Com o imbróglio contratual, apenas o confronto entre Santa Cruz e Treze terá transmissão garantida, pelas afiliadas do SBT no Nordeste. O acordo do SBT é diretamente com a CBF, sem envolvimento da Trinta Sports.
A ESPN, que também possui direitos de transmissão de um jogo por rodada da competição, optou por não exibir nenhum confronto da fase pré-eliminatória, por falta de interesse.
Uma competição histórica em crise
Criada em 1994, a Copa do Nordeste é uma das competições mais tradicionais do futebol brasileiro. Após ser interrompida de 2004 a 2009, voltou em uma edição especial em 2010. É disputada de forma ininterrupta desde 2013, inicialmente com o apoio do Esporte Interativo e da Liga do Nordeste.
Já chegou a oferecer uma vaga na Copa Sul-Americana e na terceira fase da Copa do Brasil ao campeão, mas, nesta edição, esses benefícios não estão mais em vigor. Agora, a principal motivação dos clubes é a premiação em dinheiro e o prestígio de conquistar a “Lampions League”.


Deixe um comentário