O estádio do Pacaembu passou por um teste neste sábado (21) ao receber uma partida de futebol após mais de quatro anos de obras, mas o evento não correu como esperado. A final da Taça das Favelas Nacional feminina foi marcada por problemas sérios de drenagem que ocorreram diante de uma forte chuva, resultando no cancelamento da final masculina e virando motivo de chacota nas redes sociais com o mote irônico “privatiza que melhora”.

Neste sábado, o estádio deveria ser o cenário das finais da Taça das Favelas Nacional, um torneio que coloca seleções estaduais em confronto, o evento tinha transmissão da Globo tanto em sua final feminina, quanto em sua final masculina, em rede nacional.

Durante a partida feminina, um problema inesperado: a lateral do campo foi tomada por água, criando verdadeiras “piscinas” ao redor de uma das bandeiras de escanteio. Já o confronto masculino, que estava programado para acontecer depois do jogo das meninas, teve de ser cancelado por falta de condições de jogo. As duas equipes que disputariam a final foram declaradas campeãs.

Privatização

O Pacaembu, que até então era propriedade da cidade, passou por um processo de concessão em setembro de 2019, assinado pelo então prefeito Bruno Covas (PSDB), para ser administrado pela empresa Allegra por um período de 35 anos. A reforma começou em meados de 2021, com promessas de modernização e melhoria das instalações.

A varejista argentina Mercado Livre comprou os naming rights do estádio em janeiro de 2024, renomeando-o para “Mercado Livre Arena Pacaembu”, o que já havia gerado críticas quanto a mercantilização de espaços públicos promovidos por políticas neoliberais.

Programação da Globo prejudicada pelo imprevisto

A transmissão dos jogos pela Globo foi outra vítima do imprevisto. Com a final masculina cancelada, a emissora teve que reorganizar sua grade de programação às pressas, adiantando o “Caldeirão com Mion” sem um plano B preparado para a ocasião.

Repercussão

Nas redes sociais, o fiasco do evento virou motivo de chacota e críticas a gestão dos políticos que comandam e comandaram a cidade na atualidade e no passado.

O bom é que tá passando na Globo para todo mundo ver como é boa a administração pública de Doria, Covas e Nunes, que simplesmente privatiza tudo, não trabalha em nada e fode a cidade. E eles ainda têm votos. Enfim, a população fez sua escolha. E que arque com ela”, disse Luan Araujo no X.

“Já fui diversas vezes ao Pacaembu com chuva. Luz acabava, mas o gramado? Em perfeitas condições. Parabéns a privatização”, pontuou Leonardo Grossi.

A deformação do Pacaembu entra pra história como uma das obras mais mal intencionadas e danosas da história dos pontos históricos de São Paulo. Com anuência do poder público, privado e de gente que supostamente defende uma cidade bem planejada”, disparou Tércio Brilhante.

História do Pacaembu

O Pacaembu foi idealizado pela Prefeitura de São Paulo em 1936 e inaugurado em 1940. Foi palco de jogos da Copa do Mundo de 1950 e, em 2008, recebeu o Museu do Futebol em suas instalações, tornando-se um ponto de referência não só para o esporte, mas também para a cultura, sendo uma das atrações turísticas da cidade de São Paulo.

O estádio recebia regularmente jogos do Corinthians antes da inauguração de sua arena em Itaquera em 2014, é onde tradicionalmente se jogava a final da Copa São Paulo de Juniores em todo 25 de janeiro, aniversário da cidade.

O Santos tem planos de utilizar o estádio em seu retorno a Série A em 2025, a estratégia do Peixe é se aproximar mais do torcedor da capital, e realizar jogos no estádio é vital para isto. Além do que, a Vila Belmiro provavelmente passará por reformas já no próximo ano.

A final da Copa São Paulo de 2025 está marcada para ser realizada no estádio, e esta será a reinauguração oficial do “Novo Pacaembu”, a decisão não ocorre por lá desde 2020, quando um GreNal decidiu a competição de base. Espera-se que a partida seja realizada em melhores condições do que as apresentadas na data de hoje.


Descubra mais sobre FUTEBOL NA TV

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Uma resposta para “Novo Pacaembu alaga, tem jogo cancelado e vira chacota nas redes: “privatiza que melhora””.

  1. Avatar de
    Anônimo

    previsível que isso aí ia acontecer, infelizmente

    Curtir

Deixe um comentário

AGENDA DOS ESPORTES

Siga a Newsletter e receba as novidades sobre a mídia esportiva no seu e-mail, é de graça!