A Globo lançou nesta semana a chamada oficial para o Brasileirão 2025, que terá início no próximo dia 29 de março. O vídeo promocional, exibido nos intervalos dos programas da emissora, traz um detalhe que chamou a atenção dos telespectadores: a primeira voz ouvida é a inconfundível de Galvão Bueno, exclamando “Ergue o braço, acabou!”.
O que torna o fato curioso é que Galvão, um dos maiores ícones da narração esportiva brasileira, não faz mais parte do elenco da emissora carioca.
Galvão Bueno deixou a Globo ao final de 2024, encerrando uma trajetória de décadas na casa. Agora, ele se tornou um concorrente direto da “vênus platinada” em duas frentes.
O narrador assinou com o Amazon Prime Video, onde transmitirá 18 jogos do Brasileirão e da Copa do Brasil na temporada 2025. Além disso, Galvão também estará na Band, comandando às segundas-feiras o programa “Galvão e Amigos”, uma espécie de sucessor espiritual do “Bem Amigos”, que ele apresentou por anos no SporTV, canal esportivo da Globo.
O uso da voz de Galvão na chamada, extraída de arquivos antigos, gera um contraste interessante em um momento em que o Brasileirão 2025 promete ser o mais competitivo da história em termos de direitos de transmissão. Pela primeira vez em décadas, a Globo não terá o monopólio das exibições do campeonato nacional. A emissora enfrentará a concorrência de Record, Amazon Prime Video e até do YouTube, que também garantiram direitos para transmitir partidas da competição.
Apesar da divisão de direitos, a Globo segue como a principal detentora das transmissões, com seus canais exibindo 9 dos 10 jogos por rodada. Isso se deve ao fato de ser a única mídia a ter fechado acordo com os dois blocos de clubes que negociaram os direitos: a LIBRA e a LFU. Ainda assim, o cenário aponta para uma nova era no futebol brasileiro na TV, com a líder de audiência precisando se adaptar a um mercado mais fragmentado.
Veja a chamada da Globo clicando aqui.


Deixe um comentário