A Globo tem tratado a volta do Campeonato Carioca a sua grade de programação após 5 anos de ausência como um grande evento. Além de reportagens especiais relembrando o passado da competição no RJTV e no Globo Esporte, ela fez um pré-jogo de 45 minutos para o Rio de Janeiro na primeira rodada da competição, que botou Vasco e Nova Iguaçu frente a frente.

A transmissão começou cedo com o objetivo claro de concorrer diretamente com a partida de Botafogo x Maricá, que estava sendo exibida pela concorrente Band no mesmo horário. O jogo do Vasco teria bola rolando às 16h30, enquanto o jogo do Botafogo começou às 16h, meia hora mais cedo.

Além do Rio de Janeiro, outros 11 estados e uma cidade receberam o jogo (RJ, ES, MA, PI, SE, AC, AP, AM, PA, RO, RR, DF e Juiz de Fora), mas o pré-jogo se manteve restrito ao RJ.

Todo sábado, um jogo do estadual do Rio será transmitido pela emissora, sempre às 16h30. O próximo será Botafogo x Sampaio Corrêa-RJ.

O Vasco, utilizando seu time reserva, recebeu o Nova Iguaçu em São Januário. A emissora carioca dedicou sua programação com reportagens especiais, links ao vivo para falar com torcedores na CADEG (mercado municipal carioca, reconhecido pela ampla presença de portugueses, torcedores do Vasco) e imagens aéreas de drone do estádio de São Januário.

O narrador Gustavo Villani, junto aos comentaristas Paulo Nunes e Junior, estavam presentes no estádio, um fato raro para jogos do Vasco exibidos pela emissora, que geralmente são feitos do estúdio.

Inclusive, a escolha do estádio foi uma imposição da emissora para transmitir o jogo. Originalmente, a partida seria no estádio Laranjão, onde o Nova Iguaçu manda suas partidas, mas a FFERJ promoveu a inversão do mando a pedido da Globo.

Outro fato que chamou a atenção é que os canais do grupo (TV Globo e SporTV/Premiere) mantiveram o pacote gráfico clássico usado pela emissora em outros torneios, com seu placar se mantendo o mesmo. GOAT e Band usaram o padrão do campeonato.

A emissora tem tratado a aquisição dos direitos de transmissão como uma espécie de “volta pra casa” e não tem poupado esforços para divulgar a competição, que foi exibida de forma ininterrupta pela empresa de 1974 até 2020, quando um imbróglio entre o Flamengo e a Globo levou à rescisão de contrato.

Desde então, o Campeonato Carioca passou por várias emissoras: SBT (2020), Record (2021 e 2022) e Band (2023 e 2024), até retornar à Globo nesta temporada. Vale ressaltar que a Globo divide os direitos da competição com a Band. A Globo possui apenas metade dos jogos da primeira fase em comparação com a concorrente, outra diferença entre Band e Globo é que a Band exibe os jogos do torneio para todo o país.

Em campo

Dentro de campo, Vasco e Nova Iguaçu empataram em 1 a 1, com cada equipe somando 1 ponto no início da Taça Guanabara. O Vasco abriu o placar ainda no primeiro tempo com Paulinho, mas levou o empate do Nova Iguaçu no segundo tempo com gol do Sidney.

Vale lembrar que o Nova Iguaçu é o atual vice-campeão da competição, tendo vencido o próprio Vasco na semifinal da última edição.

O Vasco não conquista o título estadual desde 2016.


Descubra mais sobre FUTEBOL NA TV

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Uma resposta para “Globo faz pré-jogo nível de Copa do Mundo para estreia de estadual”.

  1. Avatar de
    Anônimo

    Cobertura extremamente exagerada para um jogo que pouco valia.

    Curtir

Deixe um comentário

AGENDA DOS ESPORTES

Siga a Newsletter e receba as novidades sobre a mídia esportiva no seu e-mail, é de graça!