Tiago Leifert foi oficialmente anunciado como novo contratado do SBT nesta quarta-feira (8), o apresentador chega a emissora para ser o narrador titular dos eventos esportivos do canal, cargo vago desde que Cléber Machado deixou a emissora dos Abravanel para assinar com a Record, já que Machado será a voz do Brasileirão 2025 no canal de Edir Macedo.

Luiz Alano era quem estava narrando os eventos esportivos mais recentes no SBT desde o afastamento de Cléber, foi ele quem fez a locução do título sul-americano do Racing contra o Cruzeiro na TV aberta, além de ter atuado também nos jogos da Champions League. Com a chegada de Leifert, é esperado que Alano volte a ser o narrador reserva do canal.

O novo narrador já chegará trabalhando, ele será a voz da próxima rodada da Champions League, que será disputada em 21 de janeiro, quando o SBT exibirá Benfica x Barcelona, pela 7ª rodada da fase de liga.

O passado de Leifert

Apesar de já ter experiências pregressas como locutor esportivo, esta será a primeira vez que Tiago narrará partidas em TV aberta. Ele se tornou nome notório na locução ao ser a voz oficial do videogame FIFA (hoje EA FC), ficando a cargo da narração do game de 2013 a 2020, quando foi substituído por Gustavo Villani.

Porém engana-se quem acha que esta foi a primeira experiência de Leifert como locutor, antes disso ele havia executado a função na Copa América de 2011, disputada na Argentina, em partidas transmitidas pelo portal GloboEsporte.com, onde atuou como narrador titular.

Em 2022 voltou a narrar jogos de futebol da vida real pelo Prime Video, onde fez algumas partidas da Copa do Brasil ao lado do influenciador Casimiro Miguel. No mesmo ano, Tiago também fez transmissões alternativas da Copa do Mundo ao lado do técnico Lisca, em iniciativa do Globoplay e do SporTV para dar um ar mais “ousado” e “irreverente” as transmissões.

Filho de Gilberto Leifert, ex-diretor financeiro da Globo, Tiago é formado em jornalismo pela Universidade de Miami. Começou a trabalhar em TV em 2004, quando foi repórter da TV Vanguarda (afiliada da Globo em São José dos Campos), assumiu a apresentação do Globo Esporte em São Paulo em 2009, onde revolucionou a forma de se apresentar o programa com seu jeito bem-humorado.

Ao dispensar a bancada e o tele-prompter, Leifert reinventou o jornalismo esportivo da emissora e estabeleceu um novo padrão a ser seguido, influenciando não só na empresa que trabalhava, mas todo o mercado de mídia esportiva da época, em moldes que perduram até os dias atuais.

A saída para o entretenimento…

Polivalente, Leifert passou a se dedicar ao entretenimento e deixou o jornalismo da emissora em 2012, em 2013 se tornou apresentador do “The Voice Brasil”, deu tão certo que logo ele recebeu convite para apresentar o BBB, principal reality da Globo, em 2017, substituindo Pedro Bial. Em 2021 deixou a Globo alegando problemas familiares, mais tarde seria revelado que Lua, filha do jornalista com Daiana Garbin, foi diagnosticada com retinoblastoma, um tipo de tumor que se desenvolve na parte interna do olho.

…e o retorno ao jornalismo esportivo

Atualmente Tiago Leifert tem dedicado a maior parte do seu tempo ao seu canal do YouTube “TiaGOL”, onde fala de futebol ao lado de Victor Canedo. Anteriormente Leifert e Canedo participavam do canal “3 na Área” ao lado de Eduardo Semblano (mais conhecido como “Fui Clear”), o projeto com os três foi encerrado em fevereiro do ano passado.


Descubra mais sobre FUTEBOL NA TV

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

AGENDA DOS ESPORTES

Siga a Newsletter e receba as novidades sobre a mídia esportiva no seu e-mail, é de graça!