O Cariocão 2025 chega com novidades que prometem movimentar o cenário das transmissões esportivas no Brasil. Pela primeira vez, duas emissoras de TV aberta dividirão os direitos de transmissão da competição passando jogos distintos: Globo e Band. Cada uma exibirá jogos diferentes durante a primeira fase, inaugurando uma nova dinâmica no campeonato estadual do Rio.

A Globo, que retorna ao Cariocão após cinco anos de ausência, divulgou uma chamada para anunciar a sua volta ao torneio. Narrada por Alex Escobar, a campanha exalta a competição como “o estadual mais charmoso do Brasil” e lembra que os últimos três campeões da Libertadores saíram do Rio de Janeiro.

No final, a emissora carioca usa a expressão “vem com a mamãe”, um apelido que torcedores rivais do Flamengo deram à relação entre o clube e a Globo. O termo, inicialmente pejorativo, foi adotado com ironia pela própria torcida rubro-negra e pela emissora, que já o utilizou em 2023 nas redes sociais ao anunciar o retorno da Libertadores ao canal.

Contra-ataque

A resposta da Band não tardou e veio carregada de provocação. Em sua chamada, a emissora se autodenominou “o Pai” da competição, em clara alusão ao apelido usado pela Globo. “Na hora de entrar em campo, todo mundo quer entrar com o paizão”, diz o narrador, que terminar a chamada usando a gíria “uh papai chegou”.

Além disso, a Band destacou que transmitirá os jogos do Cariocão para todo o país, enquanto a Globo limitará a exibição dela a 11 estados.

Vale lembrar que a Band transmitirá 14 partidas da Taça Guanabara, a Globo exibirá apenas 7, uma vez que priorizará sua programação noturna com o Big Brother Brasil durante os jogos de meio de semana.

Nas semifinais, cada emissora deve ficar com um jogo, e as finais em ida e volta devem ser compartilhadas entre ambas, sendo os únicos dois jogos iguais nas emissoras.

Outras transmissões

Além das transmissões em TV aberta, o Cariocão 2025 contará com ampla cobertura em canais fechados e pay-per-view. O SporTV exibirá dois jogos por rodada (um deles sendo o mesmo da Globo, quando houver transmissão do canal aberto), enquanto o Premiere garantirá a transmissão de todas as partidas dos quatro grandes clubes do Rio de Janeiro. Já o BandSports focará nos confrontos entre equipes de menor expressão, assegurando que todos os jogos do campeonato sejam exibidos.

A dúvida que fica é: se a Globo é a mãe da competição, e a Band é o pai, a Record (que exibiu o torneio com exclusividade em 2021 e 2022) foi a amante?


Descubra mais sobre FUTEBOL NA TV

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

AGENDA DOS ESPORTES

Siga a Newsletter e receba as novidades sobre a mídia esportiva no seu e-mail, é de graça!