Exibindo a Sul-Americana pelo segundo ano consecutivo após perder a Libertadores para a Globo, o SBT novamente conquistou bons resultados com a competição secundária da CONMEBOL.
O motivo da elevada audiência tem nome e sobrenome: Corinthians Paulista. O time estreou na competição durante a fase de grupos e foi até a semifinal, quando foi eliminado pelo Racing.
Ao todo, a equipe entrou em campo 12 vezes pela competição, e o SBT passou 9 jogos do time para todo o Brasil. Apenas três jogos do Timão não foram exibidos em TV aberta, isso por limitação de contrato imposta por quem vende os direitos da competição. Na fase de grupos uma mesma equipe só pode ser exibida três vezes, sendo assim três jogos foram exclusivos da TV fechada e do streaming (ESPN e Disney+).
No mata-mata, todos os jogos do time paulista tiveram a transmissão do SBT, tanto os jogados na Neo Química Arena em Itaquera quanto os jogos disputados fora de casa. A fase decisiva da competição foi a que trouxe os melhores resultados em número de espectadores, com quase todos os jogos alcançando dois dígitos de audiência (a exceção ficou para a partida de ida das oitavas, contra o Bragantino), fato raro na atual realidade da emissora de Silvio Santos.
Confira a lista de jogos do Corinthians transmitidos pelo SBT (em negrito, o número de pontos):
- 02/4 – Racing-URU 1×1 SCCP (1ª R) – 9,5
- 23/4 – Argentinos Jrs. 1×0 SCCP (3ª R) – 9,2
- 14/5 – SCCP 4×0 Argentinos Jrs. (5ª R) – 10,5
- 13/8 – Bragantino 1×2 SCCP (oitavas – ida) – 8,9
- 20/8 – SCCP 1×2 Bragantino (oitavas – volta) – 11
- 17/9 – Fortaleza 0x2 SCCP (quartas – ida) – 11,7
- 24/9 – SCCP 3×0 Fortaleza (quartas – volta) – 13,4
- 24/10 – SCCP 2×2 Racing (semi – ida) – 11,3
- 31/10 – Racing 2×1 SCCP (semi – volta) – 13,6
Com média geral de 11 pontos conquistados, os jogos da equipe figuram entre as maiores audiências da televisão brasileira em 2024 fora da Globo.
Neste recorte, excluindo os programas da líder absoluta de audiência, apenas as finais do Paulistão entre Palmeiras x Santos na Record atraíram mais telespectadores.
A final da Champions League entre Real Madrid x Borussia Dortmund marcou 12 pontos, menos que os jogos de volta do Corinthians contra o Fortaleza e o Racing.
Apesar do bom resultado nos números, 2024 foi o primeiro ano onde o SBT fechou com prejuízo no departamento esportivo desde que decidiu reativá-lo em 2020.
Em 2025 a empresa seguirá com os direitos da competição, porém o sinal de alerta está ligado. A princípio não haverá nenhum time paulista na disputa, já que São Paulo, Palmeiras e Corinthians se classificaram para a Libertadores (exibida pela Globo), e o Santos não conquistou vagas em torneios internacionais por ter disputado a Série B.
Porém não é impossível que um time paulista ainda pinte na disputa da competição secundária, se for eliminado na pré-Libertadores o Corinthians dará as caras no torneio ainda na fase de grupos. Já Palmeiras e São Paulo ainda podem parar no mata-mata do torneio se terminarem a fase de grupos da Libertadores na 3ª colocação. A diretoria do SBT com toda certeza torcerá para algum desses cenários ocorrer.
Se nada disto acontecer, a emissora deve focar seus holofotes em Vasco e Fluminense, já que o Rio de Janeiro é considerado a praça mais importante em audiência depois de São Paulo.
Outros jogos da Sul-Americana exibidos pelo SBT
Além dos nove jogos do Corinthians já listados, o SBT também transmitiu outras seis partidas de outras equipes.
Três na fase de grupos, duas em uma espécie de repescagem disputada pelos segundos colocados na fase anterior e, claro, a óbvia final entre Rancing e Cruzeiro, disputada no Paraguai que consagrou o time argentino como campeão continental.
Lista de outras partidas exibidas pelo canal (em negrito, a audiência)
- 09/4 – Athletico/PR 6×0 R. Zulyano (2ª R) – 4,3
- 07/5 – Alianza 0x3 Cruzeiro (4ª R) – 3,7
- 28/5 – Inter 1×2 Belgrano (6ª R) – 4,8
- 16/7 – Rosario C. 1×0 Inter (repesc. – ida) – 4
- 23/7 – Inter 1×1 Rosario C. (repesc. – volta) – 4,4
- 23/11 – Racing 3×1 Cruzeiro (FINAL) – 8,1
Lembrando que a audiência informada é referente a cidade de São Paulo, esses jogos performaram melhor em mercados locais, como Curitiba, Belo Horizonte e Porto Alegre. Porém aqui a análise se dá sobre a praça mais importante para o mercado publicitário.
*Em São Paulo, cada ponto de audiência representa 73.279 domicílios e 191.477 indivíduos


Deixe um comentário