Rumores recentes indicam que um suposto canal esportivo de TV aberta está em vias de ser lançado, com nome e identidade visual definidos e com um site já em funcionamento.

O nome do futuro canal já foi escolhido, ele se chamará X-Sports. Apesar do X no nome, a empreitada nada tem a ver com empresário sul-africano Elon Musk.

Se for lançado, o X-Sports será o segundo canal aberto da televisão brasileira a se dedicar exclusivamente a temas esportivos, sendo uma espécie de “sucessor espiritual” do Esporte Interativo, que operou nas parabólicas de 2007 a 2018.

Um site dedicado a nova marca já está no ar, nele pode ser visto a logo da emissora, um fundo vermelho e os dizeres “vem aí um novo canal de esportes”. Abaixo as palavras “TV aberta”, “PayTV”, “Banda KU”, “Streaming” e “Redes sociais”, denotando que o canal pretende ter presença multimídia.

A ideia é que o X-Sports entre no ar em 2025, porém sem data definida para a estreia. O canal ocuparia hoje a faixa destinada a Ideal TV, canal que diz tratar do tema “negócios e empreendedorismo”, mas que na prática só faz vender 100% de sua programação para a Igreja Mundial, do Pastor Valdemiro Santiago.

Band tentou primeiro, mas recuou

A ideia de ter um canal totalmente focado em esporte que retome o espírito do falecido Esporte Interativo não é nova, em 2023 a Band tentou transformar o seu Canal 21 em São Paulo no novo “Canal 21 Sports”, a ideia era promover um rebranding na marca do canal que existe desde a década de 90, comprar eventos e manter programas de debate diários para preencher a grade.

Não deu certo. A Band desistiu do projeto antes mesmo de executá-lo, alguns jogos do Campeonato Saudita chegaram a ser exibidos no 21 como fase de testes de uma nova era, mas não passou disso. Na prática, a ideia nunca saiu do papel. Não se sabe se por falta de verba ou mudança de rumos.

Atualmente, o 21 transmite igreja em sua totalidade do tempo e não é assistido por ninguém, sendo um dos muitos canais zumbis da TV brasileira, que só existem para passar teleculto (caso da CNT e da já citada Ideal TV).

O que é Ideal TV e o que esperar de sua possível sucessora?

Fundada em 2007 como um canal de TV por assinatura, Ideal TV era um canal do Grupo Abril que tratava sobre negócios, empreendedorismo e finanças. Fechou as portas em 2009, não completando nem dois anos de vida no ar.

Em 2013, com o fim da MTV Brasil clássica, a Abril colocou a Ideal de volta no ar, dessa vez na TV aberta, para ocupar o espaço do extinto canal de música e entretenimento jovem. Na prática, a emissora é um tapa-buraco para não perder a concessão por inatividade (e lucrar vendendo horário para igreja).

Em 2020 mudou de nome para Loading, um canal focado no público geek, que passava anime e falava sobre videogames. De propriedade da Kalunga (sim, a loja de papelaria), o canal até fez relativo sucesso com seu nicho, mas foi fechado abruptamente em menos de um ano de existência.

O futuro projeto esportivo será tocado pelos mesmos proprietários da antiga Loading, mas dessa vez será possível confiar?

A torcida que fica é para que sim, um novo canal de esportes seria bem-vindo ao mercado nacional, ainda mais de maneira gratuita e acessível pela clássica antena de TV, até hoje muita gente sente falta do Esporte Interativo. Mercado tem, que o fim não seja o mesmo do 21 Sports (que nem viu a luz do dia) ou da Loading (que fechou em menos de um ano).


Descubra mais sobre FUTEBOL NA TV

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

AGENDA DOS ESPORTES

Siga a Newsletter e receba as novidades sobre a mídia esportiva no seu e-mail, é de graça!