Chegou ao fim a parceria de Galvão Bueno e Rede Globo, contratado pela emissora em 1981, o narrador estava no canal de forma ininterrupta desde 1993 (em 1992 ele deixou a emissora carioca para comandar o projeto esportivo da Rede OM, atual CNT).
O narrador é conhecido por ser a voz dos grandes jogos e das grandes conquistas da Seleção Brasileira em Copas do Mundo, tendo narrado os títulos de 1994 e de 2002. Sua última narração no canal foi a final da Copa de 2022 entre Argentina e França, onde o título acabou na mão dos hermanos.
Apesar de ter se despedido da locução, Galvão manteve seu contrato com a Globo nos últimos dois anos, o vínculo previa participações em programas e coberturas especiais. Este acordo se encerra em 2024 e não será renovado.
Craque da Voz
O último projeto apresentado por Galvão no grupo de mídia mais popular do país foi o reality show “Craque da Voz”, uma coprodução entre a Globo e a Play9, estreou em 7 de novembro e reuniu 10 aspirantes a narradores. Exibido semanalmente no SporTV, com melhores momentos reprisados aos domingos no Esporte Espetacular, o programa eliminava um participante a cada semana, até chegar à grande final, que foi exibido neste sábado no SporTV e será reprisado amanhã (29) no dominical esportivo da TV aberta.
Na decisão, Leandro Chaves foi o grande vencedor, ele enfrentou Henrique Pereira e Manu Avena. Os finalistas tiveram que superar desafios que testaram suas habilidades, incluindo uma prova icônica: narrar os pênaltis da final da Copa do Mundo de 1994, que deu o tetracampeonato ao Brasil. Para dificultar ainda mais, os competidores não podiam imitar o estilo de Galvão Bueno, uma referência inevitável na memória coletiva dos brasileiros.
O trio de jurados convidados para a final – Luís Roberto, Júnior e Arnaldo César Coelho – elogiaram o talento e a versatilidade de Leandro Chaves, destacando sua capacidade de emocionar o público sem perder a técnica.
Leandro ganhará um contrato de 1 ano com o Grupo Globo.
Futuro
Apesar da despedida da Globo, o futuro de Galvão segue promissor. Em 2025, ele narrará jogos do Brasileirão pelo Prime Video (o streaming da Amazon tem direito a um jogo por rodada) e está em negociações com a Band para comandar um programa semanal nos moldes do “Bem, Amigos!”, e possivelmente assumir a transmissão da Fórmula 1 no canal.
Galvão Bueno deixa um legado incomparável na locução da emissora, e é simbólico que sua despedida seja passando o bastão para a próxima geração de narradores da empresa.


Deixe um comentário