Até 2019, saber em que canal um jogo de futebol estava sendo transmitido era relativamente simples. Se fosse um jogo envolvendo equipes brasileiras, provavelmente estaria em algum canal do Grupo Globo (SporTV/Premiere ou a própria Globo aberta). Se fosse um jogo internacional, provavelmente estaria em um dos canais da ESPN, se fosse Champions, estaria no Esporte Interativo.
Tudo isso mudou com a medida que novos concorrentes adentraram no meio dos direitos esportivos e transmissões por internet se tornaram cada vez mais viáveis.
Desde então, o DAZN comprou a Sul-Americana com exclusividade (devolveu em 2020), o SBT conseguiu “roubar” a Libertadores da Globo por um triênio, o Carioca foi pra Band e o Paulista pra Record. Novos canais da TV fechada nasceram, como o CONMEBOL TV e o Nosso Futebol. A CazéTV e o GOAT foram criados e mexeram no tabuleiro de direitos ao transmitirem jogos gratuitamente no YouTube, a Bundesliga, a Ligue 1 e a Coppa Italia, campeonatos que tradicionalmente eram da ESPN, hoje podem ser vistos gratuitamente pela internet.
E como fica a cabeça do telespectador nessa dança das cadeiras? Perdida, com toda a certeza. Saber onde o jogo do seu time passa virou tarefa hercúlea, no estadual é em um lugar, na Libertadores pode ser na ESPN ou no Paramount+, no Brasileirão é geralmente no Premiere, mas se jogar fora de casa contra o Athletico Paranaense é na CazéTV. Pesquisar para descobrir onde passa o jogo virou quase uma tarefa obrigatória.
E ano que vem, os direitos se diluirão ainda mais…
Em 2025 esse cenário tende a se agravar ainda mais, com o fim dos contratos individuais da Globo com os times pelo Brasileirão e a formação de dois grupos distintos que negociam direitos, as transmissões do nosso campeonato nacional serão ainda mais pulverizadas.
Ao todo, serão SEIS players distintos passando jogos da competição. A LIBRA fechou um acordo de exclusividade com a Globo, e quando seus times forem mandantes os jogos poderão passar na Globo, SporTV e Premiere. Já a LFU, que possui a maioria dos times, vendeu seus direitos de forma fatiada, a Record irá exibir um jogo em TV aberta aos domingos, o Prime Video terá um jogo exclusivo por rodada com narração do Galvão Bueno, o YouTube exibirá um jogo pela CazéTV (o mesmo da Record), um pacote de pay-per-view ainda está em negociação.
Ou seja, haja pesquisa para saber onde seu time vai passar.
Mas no fim, isso é positivo até mesmo para o telespectador. Apesar de confuso, a pulverização trás benefícios: serão dois jogos do Brasileirão gratuitos por rodada. Agora teremos rodada dupla na TV aberta todos os domingos: às 16h00 na Globo e às 18h30 na Record, além do óbvio: a concorrência gera disputa e melhores ofertas de preço, hoje o Premiere custa 30 reais por mês no plano anual se assinado pela internet, antes custava 90 reais por mês e só poderia ser acessado por uma TV por assinatura que também custaria dinheiro.
Nos estaduais, a Band e a Globo irão exibir partidas do Carioca, e no Paulista um jogo por rodada estará na Record, e a maioria dos jogos estarão de graça no YouTube da CazéTV. A oferta de jogos gratuitos nunca foi tão alta, um verdadeiro privilégio para quem assiste.
Sempre bom lembrar que você pode consultar diariamente a programação do futebol aqui, em nosso X (ex-Twitter), no Instagram e em nosso canal do WhatsApp.


Deixe um comentário