Na tarde desta terça-feira (24), o presidente do São Paulo, Julio Casares, causou polêmica ao anunciar a contratação do meia Oscar Emboaba em seu perfil pessoal no Instagram. A publicação foi feita às 16h13, quase uma hora antes do anúncio oficial do clube, que ocorreu apenas às 17h02.
Na foto, Casares aparece ao lado de Oscar, ambos vestindo camisas pretas. A legenda postada pelo presidente dizia: “Foto de encontro com o craque Oscar nesta semana… Qualquer semelhança será mera coincidência? Sem combinar, já estávamos uniformizados. Trabalhando para estarmos juntos e em sintonia também em 2025! #SuperReforço #juntospelosaopaulo”.
Casares optou por trancar os comentários na postagem, evitando assim a interação direta dos torcedores mais críticos.
Contexto
A decisão de anunciar um reforço de peso através de um perfil pessoal, em vez das redes sociais oficiais do clube, gerou debate sobre a estratégia de marketing. O São Paulo possui quase 7 milhões de seguidores no Instagram, enquanto o presidente conta com apenas 800 mil, o que pode limitar significativamente o alcance e o impacto do anúncio.
Além de obviamente tirar o protagonismo do clube e servir como mera promoção pessoal de dirigentes.
Repercussão
Nas redes sociais, torcedores do São Paulo não esconderam sua insatisfação. Muitos questionaram a postura de Casares, com críticas direcionadas ao que consideraram ser um “ego maior que tudo”.
O renomado perfil do X (ex-Twitter) Anotações Tricolores, que acompanha o dia a dia do clube, chegou a comentar em postagens relacionadas: “O vaidoso presidente praticamente anunciando o novo reforço antes dos canais oficiais do clube”
“Quando o ego é maior que a contratação”, disse Caio Domínguez.
“Aí, mas por que o São Paulo recebe muito menos de patrocínio? Porque o marketing é fraquíssimo. Anuncia reforço de camisa preta pelo perfil pessoal do presidente. Se é amador até na hora de anunciar reforço, imagine no dia a dia”, pontuou o jornalista Demétrio Vecchioli.
“O desejo de alguns dirigentes de aparecer acima da instituição é realmente uma coisa patética”, criticou Raí Monteiro, comentarista do canal TNT Sports.
“Puta merda, que coisa constrangedora. O pavão e seu ego incontrolável acabaram com a apresentação do principal reforço do time para 2025”, disse André Pseudo, produtor do canal TNT Sports.
Com passagem pelo CT de Cotia, Oscar “volta pra casa” 14 anos depois
Esta será a segunda passagem de Oscar pelo tricolor paulista. Ele iniciou sua carreira no União Barbarense, mas foi parar nas categorias de base do clube em 2004, quando tinha apenas 13 anos de idade.
Atuando como profissional de 2008 a 2010 com a camisa tricolor, Oscar fez 14 jogos pelo time principal e não marcou nenhum gol, em 2010 se transferiu para o Internacional em um processo judicial controverso, que deixou rusgas (já superadas) na relação de atleta e clube.
Após o Internacional, ele teve uma passagem notável pelo Chelsea e, em 2017, se mudou para o futebol chinês, onde jogou até recentemente.
Oscar é geralmente lembrado por ter marcado o único gol do Brasil na semifinal da Copa do Mundo de 2014, contra a Alemanha, numa partida que terminou com uma goleada histórica de 7 a 1 para os germânicos. O jogador marcou o gol de “honra” da seleção brasileira ao final do jogo.


Deixe um comentário