O Botafogo anunciou uma mudança em seu patrocínio master para a próxima temporada. Sai de cena a Parimath e entra a VBet no centro do uniforme do glorioso.
Na verdade, a VBet adquiriu a Parimatch, e agora deverá pagar o dobro ao clube do que a antiga marca pagava por temporada, em um contrato que irá até o fim de 2027.
Apesar da melhoria financeira para o clube, o novo patrocinador gerou preocupações entre os torcedores nas redes sociais, e por um motivo no mínimo inusitado.
A logomarca da VBet, que consiste em uma mão fazendo a letra “V” com os dedos, tem um significado que, infelizmente, transcende o esporte no Rio de Janeiro. Este gesto é amplamente associado a uma facção criminosa, o que levanta sérios receios entre os torcedores sobre a segurança de vestir a camisa do Botafogo em certas áreas da cidade. A preocupação é real, já que ser identificado com uma facção através de símbolos pode ser perigoso, especialmente em territórios dominados por grupos rivais.
O caso lembra uma situação passada quando o Chelsea, clube inglês, era patrocinado pela “Three”, uma empresa de telefonia que estampava o número “3” no uniforme, o numeral também é associado como símbolo por outra facção criminosa do Rio, usar a camisa do clube de Londres era proibido em certas áreas da cidade.
Repercussão
No X, usuários fizeram comentários descontraídos com a situação:
“Botafoguense não pode mais pisar em algumas áreas do Rio, SP, Minas…” – @_osamm
“Temos um grande concorrente pra camisa do Chelsea 2021…” – @Noitedecopa
“Os caras meterem esse sinal num time do RJ mostra que eles não tem medo do perigo viu” – @neongeneshit
Sem pânico
Apesar das críticas, é improvável que o gesto do “V” com as mãos seja reproduzido no uniforme alvinegro. A logo da marca deve passar por adaptações, como já ocorre em outras equipes que ela patrocina, adotando um design mais minimalista para evitar qualquer polêmica. Nem mesmo a cor roxa, característica da VBet, deve ser utilizada, mantendo o padrão cromático tradicional do Botafogo.
O novo patrocinador chega no contexto mais vitorioso da história do clube, até pelo bom momento da equipe houve interesse da VBet em substituir a antiga marca. A VBet não tem investimento significativo em publicidade no Brasil, apesar de atuar no país e ter outorga para ser regularizada em 2025. A casa de apostas patrocina a transmissão da Bundesliga no OneFootball e na CazéTV, o Botafogo será o primeiro time brasileiro a estampar a marca.


Deixe um comentário