A Copa São Paulo de Juniores, maior competição de futebol de base do Brasil, que reúne centenas de times de todos os cantos do país, anunciou que a entrada nos estádios se dará através da retirada do ingresso virtual no app “Bipfut” (disponível para iOS e Android).
Para a próxima edição, que será jogada a partir de janeiro de 2025, a FPF implementará a entrada nos estádios da competição apenas pelo ingresso digital, que deverá ser solicitado no app parceiro.
Embora a entrada permaneça gratuita, conforme tradição do torneio, agora será necessário baixar o aplicativo, realizar um cadastro com dados pessoais e utilizar reconhecimento facial para validação. O ingresso, totalmente digital, deverá ser apresentado pelo celular no momento da entrada no estádio. A organização defende que a medida tem como objetivo aumentar a segurança e prevenir eventuais incidentes.
Medida foi criticada nas redes
Apesar das boas intenções declaradas, a novidade não foi bem recebida por todos. Nas redes sociais, vários torcedores manifestaram preocupações, principalmente em relação à acessibilidade da tecnologia. Muitos apontaram que o novo sistema pode dificultar o acesso para pessoas mais velhas, que não estão familiarizadas com smartphones, e para moradores de áreas rurais onde as partidas dos torneios são verdadeiros eventos locais, a cobertura de internet e o uso de celulares modernos ainda são limitados.
Há preocupações de que essa burocracia adicional possa resultar em uma redução no público dos jogos, um elemento vital para o ambiente e o desenvolvimento dos jovens atletas.
“Só vi isso agora e certamente é uma das piores ideias já feitas pela FPF. Imagina o senhorzinho de 70 anos que nem celular tem e mora em cidade pequena sede da copinha sendo barrado porque não baixou o aplicativo. Imagina Bálsamo, que nem 10 mil habitantes tem, com reconhecimento facial”, criticou a conta Futebol Alternativo TV no X.
“O senhorzinho de 80 anos de Bálsamo ou Brodowski que quiser ver um fut na sua cidade vai ter que desistir e voltar pro bingo, porque a FPF conseguiu retroceder no futebol”, disparou o Acervo do Corvo Fanático na mesma rede social.
História da competição
Idealizada inicialmente pela prefeitura de São Paulo em 1969 para comemorar os 415º aniversário da cidade, a Copinha se tornou o mais importante torneio para revelar novos talentos do futebol brasileiro pela sua ampla gama de times participantes. Se em 1969 apenas quatro times participaram (Corinthians, Palmeiras, Juventus e Nacional), em 2025 serão 128 times de todos os estados do Brasil.
O torneio também é conhecido por sua atmosfera inclusiva, com entrada gratuita aos torcedores, e por movimentar diversas cidades do interior paulista que sediam os jogos.
Entre os jogadores revelados pela Copinha estão grandes nomes do futebol brasileiro de várias gerações, como Cafu, Kaká, Lucas Moura, Casemiro, Neymar, Gabriel Jesus, Fred, Deco, Marquinhos, Malcom, Lucas Paquetá, Paulo Roberto Falcão, Raí e Dida.


Deixe um comentário