Os fãs mexicanos de futebol americano tiveram uma ingrata surpresa nesta quinta (12), ao ligarem a TV no FOX Sports e se depararem com a ausência do Thursday Night Football que foi disputado entre Rams e 49ers pela semana 15 da temporada regular.
A decisão de suspender a transmissão da NFL no canal foi tomada após a emissora deixar de pagar pelos direitos de transmissão da liga no país, a suspensão foi confirmada através de um comunicado publicado pelo perfil @NFLMedia no X (antigo Twitter), deixando os telespectadores sem a opção tradicional de acompanhar a partida pela TV fechada. Apesar disso, o canal manteve o anúncio que exibiria a partida até 15 minutos antes dela começar, dando falsas esperanças a quem tinha interesse de assistir.
Com a exibição do Thursday Night Football sendo exclusiva da FOX Sports no país, a única alternativa disponível para os telespectadores mexicanos interessados foi assinar o DAZN Game Pass, serviço de streaming que detém os direitos globais dos jogos da competição.
A situação ainda gerou uma curiosidade na televisão da Argentina, o canal FOX Sports 3, que transmitiria a partida para os nossos vizinhos com a mesma transmissão do canal mexicano, foi substituída pela transmissão da ESPN, que fazia o jogo para o resto da América Latina. O fato pode ser visto neste tweet da Tribuna Deportiva.
A NFL declarou que a suspensão é temporária, mas sem especificar o prazo para a resolução dos problemas contratuais com a empresa. Enquanto isso, os fãs continuam na expectativa de uma solução que devolva as transmissões regulares do TNF à televisão.
Além da FOX Sports, a ESPN também transmite as emoções do esporte no México, a empresa da Disney, porém, exibe jogos diferentes da concorrente, ficando a cargo de um jogo no domingo e outro na segunda, os populares “Sunday Night” e “Monday Night“, enquanto a FOX exibe o TNF e dois jogos de domingo à tarde. Aliás, não se sabe se a emissora exibirá as partidas deste próximo domingo (15).
O jogo
A verdade é que os mexicanos não perderam grande coisa se tratando apenas da partida de quinta-feira, em um jogo sem grandes emoções os Rams venceram os 49ers por 12 a 6, a partida não teve nenhum touchdown, principal pontuação do esporte e o ponto alto da emoção das partidas.
Impacto da NFL no México
Maior mercado da NFL fora dos Estados Unidos, o mercado mexicano tem se mostrado cada vez mais estratégico para a liga, os organizadores encaram o país como espécie de “porta de entrada” do futebol americano para outros países da América Latina.
O jogo com maior público da história da competição foi realizado no Estádio Azteca, em 15 de agosto de 1994, mais de 112 mil pessoas assistiram o Dallas Cowboys derrotarem o Houston Oilers na ocasião, e a partida era apenas um jogo de pré-temporada.
Nos últimos 10 anos a NFL se fez presente quatro vezes no país, todas no Azteca, sempre para público superior a 75.000 pessoas.
Em uma base sólida e crescente de fãs, é preocupante que uma emissora atrase repasses e prejudique o público cativo em um dos países mais importantes para a liga em mídia, já que o sucesso é dependente da boa relação com o espectador local.


Deixe um comentário