Os fãs de futebol americano que ligaram a TV na ESPN 3 nesta segunda para assistir ao Monday Night Football tiveram uma surpresa, o jogo entre Cowboys x Bengals foi transmitido ao vivo com gráficos animados do desenho “Os Simpsons”, graças a tecnologia Beyond Sports da Sony, capaz de transformar jogadas em tempo real em modelos renderizados em 3D.
A transmissão contou com diversas interações dos personagens da animação durante o jogo, como Bart e Homer, infelizmente para nós brasileiros não houve localização para o nosso idioma, o jogo foi exibido para todo o mundo com as vozes originais em inglês.
O jogo também foi transmitido de forma tradicional no canal ESPN 2, as imagens com os atletas de verdade tinham narração em português.
Não é a primeira vez que a Disney usa de suas animações para divulgar a NFL, esta foi a segunda edição do Funday Football, na temporada passada a partida entre Jaguars e Falcons foi tematizada de Toy Story em um esforço parecido, transportar o jogo real para o quarto de Andy, protagonista da animação do clássico desenho da Pixar.
Desta vez a propriedade intelectual escolhida foi um desenho mais sarcástico e com piadas mais pesadas, o que abriu margem para um tom de humor mais ácido durante a transmissão.
A ideia destas transmissões alternativas é atrair um novo público para o esporte, especialmente os mais jovens. A edição do ano passado tematizada de Toy Story venceu três Emmys (principal prêmio da TV estadunidense) na categoria esportes: melhor design de produção, melhor design gráfico e melhor inovação em transmissões.
Disney inovou, mas Nicklodeon teve ideia primeiro
Vale lembrar que a Disney não foi a primeira empresa de mídia a misturar futebol americano com conteúdo infantil, a pioneira nisto foi uma emissora da Paramount: a Nickelodeon. Em 2021 Saints x Bears foi exibido pelo canal infantil em parceria com a CBS, o jogo válido pelos playoffs quebrou recorde de audiência na ocasião.
Os Simpsons
Criado em 1989 por Matt Groening e originalmente exibido pela FOX, Os Simpson está atualmente em sua 36ª temporada, sendo o desenho mais longevo da história da televisão norte-americana. A franquia foi parar nas mãos da Disney quando a companhia comprou a 20th Century Fox por 71,3 bilhões de dólares em 2017.
No Brasil o desenho estreou na TV aberta em 1991 pela Globo, que o exibia aos domingos de manhã, mas foi pelas mãos do SBT que ele atingiu seu ápice de popularidade no país, a atração foi sucesso na emissora de Silvio Santos de 1997 até 2003 sendo exibido no horário nobre (às 20h). Em 2013 voltou a ser exibido em TV aberta pela Band, mas o desenho deixou a emissora em 2018 devido a saturação e baixos índices de audiência. Desde então, a animação da família amarela só está disponível em nosso país no serviço de streaming Disney+ e no canal de TV paga Star Channel, antigo FOX Channel, que será extinto em fevereiro do ano que vem.
Caso tenha perdido e tenha interesse em ver como foi a transmissão especial da partida, há um compacto de 30 minutos com os melhores momentos do evento no canal da NFL no YouTube.


Deixe um comentário