Neste domingo ocorreu o sorteio para o Mundial de Clubes de 2025, a nova competição da FIFA terá sua primeira edição realizada no ano que vem, nos Estados Unidos. O torneio contará com Botafogo, Fluminense, Flamengo e Palmeiras entre as equipes participantes.
O Verdão ganhou destaque ao ser sorteado como cabeça de chave do Grupo A, onde obrigatoriamente estaria o Inter Miami. Com isso, o Palmeiras encerrará sua participação na primeira fase da competição contra o time de Messi, este será o terceiro jogo do argentino contra uma equipe brasileira, antes do Palestra apenas Santos e Chapecoense haviam enfrentado o detentor de 8 bolas de ouro.
O craque argentino possui ótimo histórico enfrentado equipes brasileiras, tendo marcado em todos os jogos.
Relembre:
18/12/2011 – Santos 0x4 Barcelona
Pela decisão do Mundial de Clubes de 2011, o Santos de Neymar foi até o Japão para ter a honra de ser a primeira equipe brasileira a enfrentar Lionel, mas a ocasião não terminou com um final feliz para os brasileiros: os espanhóis massacraram a equipe da Vila e ficaram com o título após dominar o jogo por 4 a 0.
Messi foi o responsável por marcar dois gols contra a equipe brasileira, garantindo o prêmio de melhor jogador do torneio.
Equipes titulares:
Santos: Rafael; Danilo, Edu Dracena, Bruno Rodrigo, Durval; Léo, Henrique, Arouca; Ganso, Neymar e Borges. Téc: Muricy Ramalho
Barcelona: Valdés; Daniel Alves, Puyol, Piqué e Abidal; Busquets, Fàbregas e Thiago Alcântara; Xavi, Iniesta e Messi. Téc: Guardiola
02/08/2013 – Barcelona 8×0 Santos
Dois anos mais tarde, o Santos voltou para enfrentar o mesmo Barcelona, mas desta vez pelo torneio amistoso Joan Gamper, competição amistosa de pré-temporada realizada anualmente pela equipe catalã. Mais uma vez a equipe brasileira saiu derrotada, e desta vez pelo dobro do placar, um acachapante 8 a 0. Esta é até os dias atuais a maior goleada da competição amistosa.
Messi foi substituído aos 16 minutos do segundo tempo, mas ainda marcou o primeiro gol da partida. O confronto também marcou a estreia de Neymar pelo clube espanhol.
Equipes titulares:
Santos: Aranha; Rafael Galhardo, Edu Dracena, Durval e Leo; Arouca, Cícero, Montillo e Leandrinho; Neílton e Thiago Ribeiro. Téc: Gerardo Martino
Barcelona: Valdés; Daniel Alves, Piqué, Mascherano e Jordi Alba; Xavi, Busquets e Iniesta; Alexis Sánchez, Pedro e Messi. Téc: Claudinei Oliveira
07/08/2017 – Barcelona 5×0 Chapecoense
Em 2017 foi a vez da Chapecoense enfrentar o Barcelona, mais uma vez pelo amistoso Joan Gamper, o time do interior de Santa Catarina foi convidado para abrir a temporada do Barça como forma de homenagem que o clube passava na época, em dezembro de 2016 o time de Chapecó sofreu um acidente aéreo que vitimou quase toda a equipe que disputaria a final da Copa Sul-Americana contra o Atlético Nacional da Colômbia.
Em campo, mais uma vez não houve chance para a equipe brasileira, que desta vez perdeu por 5 a 0. Messi marcou o terceiro gol da partida. Assim, o Argentino marcou em todas as vezes que enfrentou equipes do Brasil.
Equipes titulares:
Chapecoense: Elias; Apodi, Luiz Otávio, Victor Ramos e Reinaldo; Moisés Ribeiro, Alan Ruschel, Neném, Lucas Mineiro e Lourency; Wellington Paulista. Téc: Vinícius Eutrópio
Barcelona: Ter Stegen; Aleix Vidal, Piqué, Umtiti e Jordi Alba; Rakitic, Busquets e Iniesta; Suárez, Deulofeu e Messi. Téc: Ernesto Valverde
??/06/2025 – Palmeiras x Inter Miami
O Palmeiras será a primeira equipe a ter chances reais de vencer um time que tem Lionel Messi em seu plantel, vivendo a reta final de sua carreira após ter “zerado” o futebol quando conquistou o título da Copa do Mundo de 2022 com a Argentina.
Messi joga em um time que sequer foi capaz de chegar a final da MLS, a equipe caiu ainda nas oitavas de final ao perder dois jogos para o Atlanta United, o Inter Miami caiu precocemente no mata-mata após bater recorde de pontos na temporada regular, isto inclusive foi o que garantiu a equipe no Mundial de 2025. O título da chamada Supporters’ Shield, dado a equipe que pontua melhor na primeira fase da MLS. Gianni Infantino (presidente da FIFA) só anunciou que este seria o critério para definir o representante do país sede após o Inter Miami conquistar o “título”, o que gerou polêmica. O verdadeiro campeão dos Estados Unidos será definido na MLS Cup entre LA Galaxy x NY Red Bulls, jogo que acontece neste sábado (7) e tem transmissão exclusiva da Apple TV+.


Deixe um comentário