Botafogo e Atlético Mineiro se enfrentam no estádio Más Monumental na Argentina nesse sábado valendo o título máximo do futebol sul-americano, a glória eterna de ser o campeão da Libertadores da América. Enquanto o time mineiro chega em busca de sua segunda taça, o time carioca joga com tudo para obter um título inédito em sua história.
A partida terá cobertura em todo o globo terrestre, confira em detalhes como será em cada canto:
Brasil
Na terra dos dois times da disputa, a TV aberta marca presença com a Rede Globo, é o segundo ano consecutivo que a emissora transmite a final da competição após retomá-la do SBT em 2023, Luís Roberto será o narrador, a transmissão contará com um pré-jogo especial de 55 minutos e terá Loco Abreu como convidado especial. O SporTV fará um pré-jogo de 2 horas, mas sem mostrar imagens do estádio e sem transmitir a partida, a emissora de TV fechada da Globo não tem os direitos da competição desde 2020, servindo atualmente apenas de suporte de cobertura ao canal aberto.
Na TV fechada a ESPN exibirá a partida, o canal herdou o torneio ao comprar a FOX Sports e renovou os direitos principais da competição neste novo ciclo, se consolidando como a emissora principal do torneio continental. Quem comanda a narração no canal da Disney é Rogério Vaughan, ele é narrador principal do futebol no canal desde que Paulo Andrade foi para o SporTV.
A Paramount+ também exibe a partida para o nosso país, mas apenas em VT. O pacote que o streaming é dono é o secundário, que não dá o direito a exibir a partida em tempo real.
Argentina
Na terra dos anfitriões também haverá TV aberta para todo o país, a Telefe exibirá a partida gratuitamente. Na TV fechada a transmissão fica a cargo do FOX Sports, ao contrário do que aconteceu no Brasil, lá a emissora ainda existe, mas não tem ligação com a Disney e nem com a FOX original dos Estados Unidos, no país dos nossos hermanos a marca foi licenciada para outro grupo de mídia e agora pertence aos espanhóis da Mediapro, uma empresa com sede em Barcelona, mas que atua por todo o globo. Apesar disso a Disney também se fará presente na final, exibindo a partida entre brasileiros em seu streaming Disney+.
Não haverá jogos do campeonato local durante a decisão entre os clubes de seu país vizinho, as partidas do Campeonato Argentino começam às 19h30.
Os outros países da América do Sul e Central
Nos demais países sul-americanos (Colômbia, Equador, Venezuela, Perú, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai) a forma de acessar gratuitamente a transmissão será pelo streaming Pluto TV, a iniciativa de TV gratuita via internet da Paramount só não se fará presente no Chile, onde a emissora aberta Chilevisión detém os direitos do torneio.
A ESPN e o Disney+ também transmitirão a partida em todos os países citados.
Na América Central a transmissão também será da ESPN e do Disney+.
Europa
Na Europa a partida ocorre às 20h na maioria dos países.
Em horário nobre, a Inglaterra poderá assistir a partida no canal BBC Three, apesar de não ser o canal principal da estatal do governo do Reino Unido, o canal três da emissora britânica está disponível via internet e por sinal terrestre de TV.
Em Portugal a transmissão se restringirá a TV fechada, o canal Sport TV 3 (apesar do nome, sem relação com o canal brasileiro que pertence ao Grupo Globo) fará a cobertura da partida com exclusividade no território de nossos antigos colonizadores.
Na Alemanha o acesso também se dará na TV fechada, através do canal Sport1+.
Na França e na Itália a partida será transmitida apenas via internet, os franceses poderão assistir a partida via o streaming Molotov e o site do jornal L’Équipe. Já os italianos terão que passar pela situação inusitada de ver uma final de dois times brasileiros em uma TV de clube, a Como TV. O Como é uma equipe da Lombardia que subiu a primeira divisão da Serie A nesta temporada. Os direitos da Libertadores no país era de um streaming chamado “Mola TV”, mas desde abril de 2024 o produto foi fundido com a TV do atual 18º colocado do campeonato italiano.
Na Espanha a partida será transmitida nos serviços da Movistar, através do canal de pay-per-view LaLiga+.
A partida ainda passará em Andorra, Áustria, Bósnia, Bulgária, Croácia, Grécia, Irlanda, Países Baixos, Polônia, Sérvia, Eslovênia, Suíça, Turquia e Macedônia do Norte. Rússia e Ucrânia não terão transmissões disponíveis.
América do Norte
No México a ESPN e seu streaming Disney+ exibem a partida, os Estados Unidos e o Canadá terão a transmissão da beIN Sports, mas o que chama a atenção nos dois países é que também haverá transmissão do streaming Fubo TV, a empresa foi fundada por John Textor, atual proprietário da SAF do Botafogo, um dos times envolvidos na decisão.
Ásia
No continente mais populoso do mundo, boa parte dele terá cobertura da beIN Sports, braço esportivo de TV fechada da Al-Jazeera, que domina as transmissões esportivas no Oriente Médio, é o caso de Arábia Saudita, Bahrein, Irã, Iraque, Kuwait, Catar, Síria, Iêmen e Emirados Árabes Unidos. A partida terá seu apito inicial às 23h, quem quiser saber quem será o novo dono da América terá que ir dormir mais tarde.
Na China, Japão e Coreia do Sul não haverá transmissão, o fato da bola rolar de madrugada nestes países afasta o interesse das TVs locais.
África
Boa parte da África terá acesso ao jogo através do canal fechado beIN Sports, é o caso de Argélia, Marrocos, Egito, Sudão e Somália. Outros países como Camarões, RD Congo, Gana, Guiné, Quênia, Moçambique, Nigéria, África do Sul, Tanzânia e Uganda terão acesso gratuito a partida através do canal Sporty TV.
Oceania
Austrália e Nova Zelândia assistem a partida no canal fechado beIN Sports. O horário porém é pouco convidativo, a bola rola às 7h da manhã na terra do Canguru.
No céu ou em alto-mar
Além de todos os continentes citados, quem tiver viajando de avião ou em um cruzeiro marítimo também poderá sentir a emoção da decisão, a empresa Sport 24 vende esse tipo de serviço para empresas que o contratam, e a final da Libertadores está inclusa no pacote.


Deixe um comentário