A Associação Argentina de Futebol (AFA) proibiu a ESPN de sublicenciar jogos do Campeonato Argentino a TV Pública, encerrando as transmissões gratuitas da competição a partir de 2025. Há vários anos a emissora estatal exibia algumas partidas por rodada em televisão aberta, mas isso não mais ocorrerá na próxima temporada.

Nos bastidores AFA e Javier Milei travam uma briga sobre o modelo de gestão de clubes de futebol no país, enquanto o presidente da Argentina quer a implementação das SADs (modelo de gestão similar as SAFs do futebol brasileiro), a federação é contra a ideia de ter capital estrangeiro mandando nos clubes e no futebol local. Em outubro Milei chegou a barrar a eleição que reelegeria o presidente da confederação argentina e em seu Instagram postou uma charge ironizando Chiqui Tapia, presidente da AFA. Milei já até ameaçou intervir na entidade máxima do futebol do país, o que é proibido e pode causar até banimento de competições pela FIFA.

Atualmente os direitos de transmissão do Campeonato Argentino são licenciados exclusivamente para a ESPN e a TNT Sports para transmissão em TV fechada, que requer pagamento para assisti-las, muitas envolvendo até pagamento extra para acessar o “ESPN Premium”, espécie de pay-per-view. Qualquer acordo de sub-licenciamento requer a aprovação da AFA. Até agora a entidade havia permitido o acordo entre a ESPN e a TV estatal, mas em meio a guerra fria que ocorre entre a AFA e o Governo Federal isso parece ter mudado, com a AFA impedindo que a empresa norte-americana repasse os direitos a TVP.

Não se sabe se outra emissora aberta do país terá dinheiro ou interesse sublicenciar um acordo para transmitir futebol argentino gratuitamente, caso não ocorra, o torcedor argentino que não pagar pelos jogos ficará sem acesso a competição.

Direitos de transmissão no país são marcados por tensões e interesses políticos

Não seria a primeira vez que argentinos teriam de pagar para ter acesso a seu campeonato nacional, o governo de Maurício Macri (ex-mandatário do Boca Juniors) encerrou o projeto “Fútbol para Todos” em 2016, programa criado pela ex-presidente Cristina Kirchner em 2009 que transmitia todos os jogos da 1ª e 2ª divisão do país gratuitamente através da TV Pública, a emissora estatal ficou de 2016 a 2019 sem exibir partidas, e só voltou a transmissão da competição no governo de Alberto Fernández, em 2020. Em 2024 com a posse do ultraliberal Javier Milei ao cargo de presidente, muitos acharam que o futebol deixaria o canal mais uma vez, mas o acordo se manteve, e agora se encerra por parte da AFA.

Até a seleção desapareceu da TV pública

Nem a seleção argentina foi poupada dos cortes de Milei, jogos das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026 não estão sendo mais exibidos pela TVP como era de costume, mas os jogos da atual campeã mundial ao menos continuam acessíveis de forma gratuita, sendo transmitidos na Telefe, emissora que atualmente pertence a Paramount.

Em meio as disputas e picuinhas políticas entre o governo e o órgão que rege o futebol no país, quem perde é o torcedor.


Descubra mais sobre FUTEBOL NA TV

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Uma resposta para “Em atrito com Milei, AFA toma decisão que tira futebol gratuito de argentinos”.

  1. Avatar de José Henrique Pimenta
    José Henrique Pimenta

    não aceitam capital estrangeiro, mas a emissora detentora dos direitos de transmissão é americana. Enfim.

    Curtir

Deixe um comentário

AGENDA DOS ESPORTES

Siga a Newsletter e receba as novidades sobre a mídia esportiva no seu e-mail, é de graça!