Após cinco anos sem exibir o Campeonato Estadual do Rio de Janeiro em TV aberta, a Globo voltará a transmitir a competição na próxima temporada, é o que informa o site Máquina do Esporte.

Apesar da volta da emissora carioca ao certame, a Band não perderá os direitos de exibição que detém desde 2023, as duas emissoras se revezarão exibindo jogos exclusivos na TV aberta, e só deverão compartilhar o mesmo jogo na decisão da competição.

Dona dos direitos desde a temporada 2023, a Band registrou a pior audiência de uma final da competição de todos os tempos na temporada passada (2024), sem clássico e com um jogo já resolvido na partida de ida, a volta de Flamengo x Nova Iguaçu registrou parcos 13 pontos de média na capital fluminense e foi derrotada para o “Domingão com Huck”, programa de sua concorrente Rede Globo, sendo uma das finais mais ignoradas de todos os tempos, só ficando a frente de Fluminense x Americano em 2002, quando a final do Carioca foi jogada no meio da Copa do Mundo realizada na Coreia do Sul e Japão, em um estadual envolto em polêmicas e boicotado por todos os grandes.

Imbróglio com o Flamengo e briga na justiça

A Globo deixou de exibir o campeonato em 2020, quando rompeu o contrato com a FERJ pelo Flamengo ter feito transmissões próprias de seus jogos em seu canal do YouTube, usando uma Medida Provisória assinada pelo então presidente Jair Messias Bolsonaro que dava os “direitos de arena” para o clube mandante, a Globo enxergou quebra no acordo e se sentiu prejudicada. Uma liminar ainda obrigou a emissora a passar uma das semifinais do torneio, mas o Fla-Flu da grande final só pode ser visto no YouTube do Fluminense (partida de ida) e no SBT (partida de volta). A final do Carioca 2020 marcou a volta do futebol na emissora de Silvio Santos, e teve em Téo José o seu narrador, na ocasião.

No ano seguinte foi a Record que retomou seu projeto esportivo, e escolheu o Carioca para voltar aos holofotes, o torneio ficou apenas por dois anos na emissora de Edir Macedo, que em 2021 cobrava de cada afiliada para exibir os jogos da competição, o que levou o torneio a ficar sem TV aberta em grande parte do país, até em áreas que tinham interesse na competição. Em 2023 foi a vez da Band ter o direito de exibir o estadual, na emissora do Morumbi, o Carioca foi exibido com regularidade para todo o Brasil, incluindo São Paulo, praça a qual nunca tinha sido exibido nem na Record (exceto a final) nem na Globo.

Saída do GOAT, volta do Premiere e fim do estadual de graça no YouTube

A notícia triste para quem acompanhava assiduamente o estadual está no fim das transmissões do GOAT no certame, em 2024 o bodinho exibiu gratuitamente todos os jogos da competição (menos os do Vasco como mandante, que não faziam parte do acordo negociado pela BRAX). O feito não será repetido para 2025, no lugar da opção gratuita entra o canal de pay-per-view Premiere, também do Grupo Globo.

Vasco não faz parte do acordo

Os jogos do Vasco não estão inclusos no acordo firmado pela Globo, ao contrário dos outros 11 clubes da competição o Cruzmaltino não negocia seus direitos pela agência BRAX, que vende os direitos da competição. Porém nada impede a Globo de garantir os jogos do time em todas as mídias, aliás, os canais pagos do Grupo Globo já haviam exibidos jogos do Carioca no ano passado através de um acordo com o próprio Vasco, o SporTV e Premiere transmitiam as partidas realizadas em São Januário em 2024, porém na ocasião os direitos de TV aberta do Gigante da Colina ficaram no SBT.


Descubra mais sobre FUTEBOL NA TV

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

AGENDA DOS ESPORTES

Siga a Newsletter e receba as novidades sobre a mídia esportiva no seu e-mail, é de graça!